Durante a gravidez, o bebé muda de posição várias vezes dentro do útero.
Mas sabes quais, e o que isso significa ?
Na maioria dos casos, entre as 32 e as 36 semanas, ele acaba por se posicionar de cabeça para baixo, a chamada apresentação cefálica, que é a ideal para o parto vaginal.
No entanto, o bebé pode manter-se com as nádegas ou os pés voltados para baixo. É o chamado bebé pélvico ou apresentação pélvica.
Embora esta situação não seja, por si só, uma complicação, requer acompanhamento médico próximo e pode implicar decisões diferentes sobre o tipo de parto.
VAMOS VER 👀 👇🏼
O que é um bebé pélvico?
O termo apresentação pélvica refere-se à posição do bebé no útero, quando as nádegas, os pés ou ambos se encontram voltados para o canal de parto.
Até às 30 semanas, é comum o bebé mudar de posição várias vezes. A partir das 32–34 semanas, a maioria já se encontra em posição cefálica. Quando tal não acontece, é fundamental avaliar os motivos e as opções possíveis.
Porque é que o bebé pode ficar pélvico?
Diversos fatores podem contribuir para esta posição, mas a principal é mesmo a postura que adotamos no nosso dia a dia (sentada durante muito tempo, etc..), não criando espaço para ele se mexer e encaixar.
Quais as implicações?
A posição pélvica exige uma avaliação obstétrica cuidadosa, pois pode influenciar o plano de parto. Em algumas situações, o médico poderá propor a CESARIANA.
Independentemente do cenário, há estratégias seguras que podem estimular o bebé a rodar naturalmente, especialmente quando integradas num plano de movimento adequado e supervisionado.
O papel do exercício e da postura
Embora o exercício não garanta que o bebé mude de posição, até as 32 semanas é possível fazer exercícios para dar espaço para o bebé se conseguir mexer, para além de melhorar a mobilidade pélvica, reduzir tensões musculares e otimizar o alinhamento corporal, criando condições mais favoráveis.
Vê aqui alguns exercícios: https://www.instagram.com/p/DNkRscjtlMZ/?img_index=1
O que deves evitar
👉 Ficar muito tempo sentada e com uma postura fechada
👉 Sedentarismo
Cada gravidez é única, a segurança e o conforto da mãe e do bebé estão sempre em primeiro lugar.
Um bebé pélvico não é motivo para pânico, mas sim para atenção e preparação.
Com o apoio certo, médico, fisioterapêutico e de exercício físico, é possível ajudar o corpo a criar espaço e a manter-se ativo com segurança.
Mais do que tentar “mudar a posição do bebé”, o objetivo é otimizar o bem-estar materno, melhorar o alinhamento postural e preparar o corpo para o parto, seja qual for a via escolhida.
Carrega aqui para saberes como te posso apoiar através da TURMA GRAVIDA 👇🏼
https://cathycarvalho.pt/pages/programa-gravida
Agenda a tua Call Gratuita comigo!

Se tiveres dúvidas sobre o teu caso ou quiseres perceber o que o teu corpo precisa neste momento, agenda a tua call gratuita comigo.
Falamos, sem pressa, e descubro como te posso ajudar da melhor forma, basta preencheres este formulário e muito em breve falamos:
Agendar Call Gratuita com a Cathy aqui!