Diabetes Gestacional 🤰🏻

Diabetes Gestacional 🤰🏻

A gravidez é um período de alegria e expectativa, mas também traz consigo mudanças hormonais e físicas que podem afetar a saúde da mãe e do bebé.

Uma condição que pode surgir em qualquer fase da gravidez, mas tende a aumentar no terceiro trimestre e é necessário uma atenção especial! 👁️

Qual a causa?

Ao longo da gravidez, o corpo passa por muitas mudanças para acomodar o crescimento e desenvolvimento do bebé, no entanto uma das mudanças envolve as hormonas produzidas pela placenta que podem causar uma condição chamada de resistência à insulina, onde as células não respondem adequadamente à insulina, resultando em níveis mais elevados de glicose no sangue.

Naturalmente, como resposta a essa resistência, o pâncreas, que é a glândula produtora de insulina, começa a produzir mais na tentativa de diminuir os níveis de glicose.

No entanto, em algumas mulheres, o pâncreas pode não conseguir produzir insulina suficiente para superar essa resistência, resultando em um desequílibrio nos níveis de glicose, conhecida como hiperglicemia, sendo diagnosticada com diabetes gestacional.

É uma condição temporária, que se resolve após o parto, no entanto, existe um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde.

Fatores de Risco

Mulheres que têm maior probabilidade de desenvolver diabetes gestacional incluem aquelas com histórico familiar de diabetes, obesidade, idade avançada durante a gravidez ou que já tiveram diabetes gestacional em gestações anteriores.

Diagnóstico

O diagnostico por norma é feito através do teste de da glicemia em jejum, normalmente recomendado nas primeiras consultas, como também pode ser através do teste de tolerância à glicose, um exame que consiste na ingestão de um líquido açucarado, normalmente recomendado no inicio do terceiro trimestre.

Riscos e Complicações

A diabetes gestacional, se não controlada adequadamente, pode levar a complicações tanto para a mãe quanto para o bebé. Tendo um risco aumentado de hipertensão, pré-eclâmpsia e parto prematuro. Além disso, o bebé pode vir a nascer com excesso de peso, dificuldades respiratórias e tem maior probabilidade de desenvolverem diabetes tipo 2 mais tarde na vida.

Cuidados

👉🏼 Praticar exercício físico para melhorar a sensibilidade a insulina e ajudar no controlo do peso;

👉🏼 Ter uma alimentação equilibrada;

👉🏼 No caso de histórico familiar ou excesso de peso deves de monitorizar os níveis de glicose com regularidade;

👉🏼 Cria hábitos de higiene do sono;

👉🏼 Tenta evitar situações de stress para regular os teus níveis de stress.

Este assunto é uma preocupação durante a gravidez, no entanto, a prevenção e o cuidado adequado são fundamentais para garantir uma gravidez saudável e um parto seguro.

Evita a diabetes gestacional e começa já a tratar de ti e do teu bebé!

 

 

Voltar para o blogue