A gravidez é uma fase repleta de mudanças no corpo de uma mulher, o útero cresce, o volume do sangue aumenta e o corpo é inundado com hormonas que vão preparar o corpo para o parto ao longo de toda a gravidez.
E um dos grandes desafios, principalmente no terceiro trimestre é lidar com a presença de pés e pernas inchadas que deixam qualquer uma desconfortável principalmente na hora de calçar uns sapatos.
Quais são as causas?
É preciso perceber que durante a gravidez existe um aumento do volume sanguíneo para suprir as necessidades do desenvolvimento do bebé, levando a retenção de líquidos, para além disso, esse inchaço também conhecido como edema, de uma forma simples, acontece devido ao aumento do útero que vai pressionar os vasos sanguíneos dificultando o retorno do sangue das pernas ao coração, acumulando líquido nos tecidos e também vai afetar o sistema linfático, responsável por manter o equilíbrio de fluidos do corpo e em conjunto com as alterações hormonais também tendem a levar a retenção de líquidos.
E para ajudar a festa, as temperaturas altas podem agravar essa retenção podendo aumentar esse inchaço
Quando procurar um médico?
O inchaço nas pernas e nos pés é algo normal, principalmente no último trimestre, mas é importante estar atenta a alguns sinais. Se sentires um inchaço repentino, não só nas pernas e pés como também noutras partes do corpo e outros sintomas associados ao inchaço, como hipertensão ou sentires dores intensas, deves de procurar de imediato o médico ou obstetra para poder descartar Pré-eclampsia (doença que pode colocar em perigo tanto a mãe como o bebé).
Como diminuir e prevenir desconforto?
Exercício físico regular: A prática de exercício físico vai melhorar a circulação sanguínea, ajudando a retenção de líquidos, para além disso também promove fortalecimento muscular que vai reduzir a tensão nas extremidades inferiores.
Hidratação adequada: A ingestão adequada de água vai ajudar a diluir os minerais que causam a retenção de líquidos e favorece a circulação do sangue. Uma boa forma de saber quantos litros deves de beber por dia é multiplicar 35 ml pelo teu peso atual.
Reduz o consumo de sal: Reduzir o consumo de sal é importante, porque este favorece a retenção de líquidos e, consequentemente, o inchaço. Além da redução do consumo de sal é importante estar atenta a alimentos com alto teor de sódio, principalmente os industrializados
Meias de compressão: A meias podem reduzir significativamente o incomodo, aumentando o bem- estar. O ideal é colocá-las de manhã e usar durante todo o dia.
Drenagem linfática: É uma técnica de massagem que pode ter resultados incríveis na redução dos inchaços. Aqui o profissional vai massajar as glândulas linfáticas, movimentando os líquidos que estão acumulados no corpo.
Evitar estar muito tempo em pé ou sentada: Ambas as posições aumentam a pressão das veias, aumentando o inchaço, principalmente no último trimestre. Por isso para quem trabalha muito de pé, é importante fazerem pausas a cada hora e se sentarem, de preferência com as pernas elevadas e para quem trabalha sentada fazer o oposto, fazer pequenos intervalos para caminhar.
Repousa com as pernas elevadas: Uma boa maneira de ajudar é elevar as pernas acima do nível do coração, onde a gravidade vai ajudar a reduzir o acúmulo de fluidos.
Sabendo que o inchaço é algo que vai acontecer, nada melhor do que começar de imediato com medidas preventivas e cuidados simples para aliviar sintomas e tornar esta fase mais leve e tranquila.
