O quarto trimestre na mulher existe e deve ser entendido como qualquer outro trimestre durante a gravidez!
Este quarto trimestre é a adaptação física que persiste por várias semanas após o nascimento onde as várias alterações fisiológicas e morfológicas que ocorrem durante a gravidez podem persistir por 4 a 6 semanas após a gravidez. 🤰🏻
Existem três tipos de períodos no pós parto:
👉🏼 Período Inicial/Agudo
São as primeiras 6 a 12 horas após o parto onde ainda se está no hospital. É um momento de mudanças rápidas onde a mulher tem de estar sobe vigia para qualquer crise imediata, como por exemplo, hemorragia após o parto, inversão uterina, embolia do líquido amniótico e eclâmpsia.
👉🏼 Pós Parto Imediato
Da alta hospitalar até 6 semanas após o parto dependendo do tipo de parto. Aqui o corpo passa por grandes mudanças em termos de hemodinâmica (circulação sanguínea), recuperação geniturinária, metabolismo e estado emocional, no entanto, as mudanças são mais lentas do que na fase aguda.
É a fase onde existem preocupações em relação ao desconforto perineal, cardiomiopatia periparto (sintomas de insuficiência cardiaca) ou depressão pós parto, mas bastante focada na recuperação pós parto e nos cuidados com o bebé.
👉🏼 Pós Parto Tardio
É uma fase entre 6 semanas a aproximadamente 1 ano onde a sua duração pode variar em função da amamentação e da recuperação do corpo e é gradual, variando de mulher para mulher.
A recuperação pós parto tem um tempo para acontecer!
Iniciando nas 6 primeiras semanas no pós parto imediato e as 6 primeiras semanas do pós parto tardio, existindo 12 semanas ao todo no quarto trimestre. No entanto é importante perceber que cada pós parto é único e individual.
Esta fase pode ser auxiliada com exercício físico de forma gradual, não só por uma questão estética da mãe, mas sim como prevenção de uma depressão pós parto ou até problemas como tromboses.
Entra em contacto comigo e percebe como te posso ajudar 🤰🏻
